Cuidado com as cores em sua decoração
Você pode ter feito tudo certo: escolheu o estilo de decoração, foi coerente na escolha dos elementos, escolheu o formato e padrão indicados… Mas ao bater o olho na casa agora pronta, pode perceber uma coisa estranha: a tonalidade do piso não deu ‘match’ com os móveis e objetos. E agora?
Analisar a tonalidade do piso é algo que vale para qualquer tipo de piso, mas esse cuidado deve ser AINDA MAIOR se tratando de padrões amadeirados. Como nos vinílicos eles costumam ser os mais escolhidos, nem precisamos dizer que isso TEM que estar no seu checklist, ok?
Você pode obter efeitos diferentes a depender do tom escolhido, nesse caso, é indicado verificar se aquela sensação a ser proporcionada pelo piso será adequada às necessidades do projeto. Pisos claros tendem a causar sensação de amplitude, enquanto os mais escuros a de encolhimento. Por outro lado, tons muito claros em ambientes muitos grandes podem dar a sensação de vazio, enquanto escuros aumentam o aconchego visual.
Para equilibrar as coisas, você pode apostar nos contrastes, trabalhando com tons opostos entre piso e mobiliário. Se o piso é claro, você pode optar por uma tonalidade um pouco mais escura nos móveis e até mesmo pelos ebanizados. Se o piso for escuro, o mobiliário pode trazer uma tonalidade mais clara e/ou cores um pouco mais vivas.